17 outubro 2005

Watching us...

"Alegando tendência para difamação
Autoridade quer acabar «blogs»

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) pretende acabar com os chamados «blogs», páginas de opinião muito em voga na Internet, alegando que estes sítios são frequentemente utlizados para difamação, afirmou ao EXPRESSO Online Pedro Amorim, especialista em direito para as novas tecnologias da informação.

O jurista falava à saída do seminário «Ciberlaw'2004», organizado pelo Centro Atlântico, que decorreu na terça-feira no Centro Cultural de Belém

«Os blogs estão cada vez mais a ter uma relação com o jornalismo, e prevê-se uma grande tendência para a difamação. O objectivo da ANACOM é acabar com a criação de "blogs" e espero que seja cumprido», disse Pedro Amorim.

Quando questionado acerca dos problemas que marcam a sociedade de informação, Pedro Amorim aponta os direitos de autor como um dos mais preocupantes - «será sempre um dos problemas do mundo digital. Mas isto leva também à tendência da segurança 'versus' liberdade de expressão, que vai ainda pôr em causa este último princípio».

A protecção dos consumidores é outra das preocupações, uma vez que eles «são os mais lesados, por exemplo, numa venda on-line. O consumidor é sempre a parte fraca».

«Devia haver apenas uma entidade para a defesa dos consumidores, contrariamente às "n" que existem», salientou. Pedro Amorim esteve presente no Seminário «Ciberlaw'2004», organizado pelo Centro Atlântico, que decorreu no Centro Cultural de Belém".

O "link" do semanário que publica o artigo está no título do "post" e a ANACOMda está aqui . Os ciberlawyers, esses, estiveram aqui .

33 comentários:

Anónimo disse...

Bem. Não podia estar mais "em cima"...Vão matar o Merdinhas?
Bloggers uni-vos!

Anónimo disse...

Policia em casa (acabei de ler um comentário ao post anterior e assassinato de blogs. Deu-lhes forte!

Anónimo disse...

Ponham de lado a guerra dos nabos.
A lenda do 1984 está a tornar-se realidade.

Anónimo disse...

Será que o modelo stalinista de uma entidade reguladora a versão que mais que agradará a estes "regulators"? Penso que a motivação maior destes senhores, não será tanto defender o consumidor e o cidadão mas sim o seu próprio poder, criando uma necessidade nova, um tacho novo. Felizmente temos a globalização e o futuro dos blogs não está dependende dos critérios mediocres e "bem intencionados" de um borrabotas como o Dr. Pedro Amorim ou de uma entidade de fachada ANACOM.
Na verdade quem é que se lembrará que o Dr Pedro Amorim existe daqui por seis meses?
ELEMENTAL

P.S: Com um tema destes, logo hoje foi de férias o Zénabo. Valha-nos o piroqueismo do Piró.

Anónimo disse...

Ainda apropósito do livro 1984,lembram-se qual era a profissão do Smith? Trabalhava numa secção do ministério da sensura que se dedicava a apagar a História!!! "Retocar fotografias" e reformular as noticias publicadas nos jornais em função da doutrina do estado totalitário.

Como alguém dizia de facto o 1984 é em 2005! Acabando com os BLOGS estamos a reescrever a História e a "retocar" o "estado das coisas".

...Ditadorezecos de merda estes jornalistas.

Piró

Anónimo disse...

Já agora vamos chamar a nós o modelo e respectivos manuais da Santa Inquisição e executar sumáriamente todos os posts e blogs
de portugal ( com minuscúla intencional meus amigos...ou será que merecemos melhor?)

Caso necessário contratemos consultores Espanhois...

Isto é de facto desgraçado!!!

Woodpecker ( desiludido com o país)

Anónimo disse...

queria eu dizer...minúscula

Woodpecker

Anónimo disse...

Vão mas é arranjar empregos para os jornais e deixem-se de lamurias seus fiteiros da treta... A Bola está a recrutar jornalistas! Apressem-se!!

Butpowder

Anónimo disse...

Há algum tempo que sigo os post e comentários destes blog. Acho que chegou a altura certa de intervir. Penso, ao contrário do que aqui já se disse, que há muto trabalho a fazer e muito por onde começar a cortar. Deveriam só ficar os blogues devidamente seleccionados por uma comissão séria. Só assim se pode manter a qualidade e manter o índice de cultura elevado. E igualmente afastar bloguistas agitadores e incultos.


Susie Alberi

Anónimo disse...

1 2 3 4 5 6...vós podeis pentear-vos com bolos reis, 7 8 9 10...podeis coçar os dedos dos pés

olarilolé...dei com os cornos numa chaminé

mas que aborrecimento...esbarrei com a 5ª pata de um jumento.

ai! Mas que arrelia vós pareceis que estais a esfregar a azevia.

mas que maçada tirai lá o chouriço da minha albarda.

eis algumas estrofes populares passiveis de serem divulgadas em blogs sérios.

Arnaldo Ganso

Anónimo disse...

A ralé do costume, enfim. . . O autor deste site dever-se-ia expressar veemente, também para percebermos afinal o que pretende com este seu blogue ao nível da sua frequência.


Susie Alberi

Anónimo disse...

Já agora, cara Sra.Da. Susie, porque não uma comissão séria para a correspondência privada, outra para as conversas de café (públicas, como os blogs), não deixando passar ao largo os diários das adolescentes. Nessa comissão, a seriedade (científica, social, moral?) será definida por quem, com que critérios e com que legitimidade? O lugar de presidente deve estar-lhe reservado, cara Sra. Da. Susie (Quatro, Q?). Enquanto a não chamam para a tomada de posse (preocupe-se: o artigo já tem mais de um ano!), porque não vai até Hyde Park (vai até ao Harrod's e pede orientações), aprender a ver pessoas dispararem opiniões sem que ninguém fique particularmente incomodado, cara Sra. Da. Possidónia de um país pequenino, pobre, arrogante e sobretudo, muito sobretudo, ignorante e cobarde. Medo radical de existir. O nazismo do futuro, camaradas, não será totalitário, será livre (livre para consumir, livre para vender sem restrições geográficas, sociais, religiosas, livre para explorar a força de trabalho e os recursos...) e no seu centro estará o núcleo duro do politicamente correcto. Lá, os medíocres de todo o mundo estarão unidos, quentinhos e tão contentinhos deles mesmos...

Anónimo disse...

Para a Lapasionaria só tenho a dizer que é tudo uma questão de educação e de nível. E ninguém tem culpa que esa educação não tenha sido igual para todos.Como tal tem de começar algum dia a ser. Eu assumo-me como uma mulher de esquerda embora, sim, goste de fazer compras no Harrod's eno Macy's de Nova York (quem não gosta?) Não me venha dizer que se sente melho a comprar no Lidl. . .Susie Alberi pelo menos tem um nome e dá a cara. E você afinal anda apaixonada por quem ou pelo quê?


Susie Alberi

Anónimo disse...

tenham calma !

Parece-me há aqui dois problemas distintos:

a) -1984 já começou há cerca de três anos, pelo menos... com as paranoias securitárias e outras, assustando o mundo para melhor o controlar...limitar liberdades etc etc etc...

b) - O problema do senhor Pedro Amorim é outro e é no fundo o mesmo dos André Bonito aliás Zé Nabo aliás Piró (da cabeça) aliás por vezes anónimo; e outros cultores da mediocridade á portuguesa entranhada até ao tutano, que produzem afirmações
parvas e gratuitas que não querem dizer absolutamente NADA... Não terão jamais qualquer efeito prático e só servem só para chamar a atenção, ter a ilusão de algum portagonismo, e massajar os seus doridos egos, portanto:

1. Atenção ao verdadeiro 1984\2005!
2. Ignorem os Amorins e parentes menos mediáticos...

Porque ninguém vai acabar com blogs nenhuns, ainda têm que conseguir acabar com muiiiita coisa até chegar aí.

Paz Descontração e Alegria de Viver


Manel

P.S. porque será que quando leio o que essa gentinha produz me lembro sempre do santana lopes ???

Anónimo disse...

Atenção às mutações. Os virus têm uma capacidade de adaptação tal, que o que lhes era nocivo, deixa-o de ser. Nalguns vegetais essa capacidade também se verifica.
Marlon

Anónimo disse...

Pró Manel - Porque é que será que quando li o que tu dizes sobre o que essa gentinha produz, me lembrou a mim que parece que acabaste de inalar um preservativo e chegas aqui com aquele ar iluminado coma a ideia esperta de quem chega à terra onde a vista a todos falta, de quem tem um olho enraba toda a malta? Vê lá mas é se levas uma injecção de carne.

Piró Caminha

Anónimo disse...

O Manel!!!!

tu fazes-me lembrar um peixe fedorento que dá pelo nome de ZMDB

vai ver se estamos no verso desta página e lembra-te da altura em que eras menosprezado pelos teus colegas de carteira porque eras chato e agora vens para aí armado em progressista quando eras um a bosta graxista dos profs.

não nos fodas a cabeça.

Piró

Anónimo disse...

"Susie Alberi (...) tem um nome e dá a cara"? A cara não a vejo e o nome é seu? Cada um tem a ciber-cara que quer. Não era você que queria seriedade? Então deixe-se de parvoíces que não lhe dão razão, não demonstram cultura, não significam (como dizia o da calma - ele há sempre um da calma...) NADA. O que é que assusta tanto os portugueses na divergência? Assusto-a tanto que tem de inquirir sobre a minha privacidade? Apaixonada por quem? Já agora, filiada em que partido? Nome e morada. "Poetas! Os vossos papéis!". "Todos os povos têm qualidades e defeitos! Coragem, portugueses! Só vos faltam as qualidades!".

Anónimo disse...

Não sei se se recordam daquele ministro do Santana que quiz calar (e calou) o Marcelo (cá para mim ainda bem, mas por outras razões). Já ninguém se lembra dele, nem sequer do nome. Do Santana ainda nos lembramos porque ele não baza.
Mas igualmente prejudiciais são aqueles a soldo de países poderosos. Não estou a exagerar. É do dominio público que em democracias frágeis (e não só) proliferam provocadores pagos pela CIA. Aconteceu logo a sguir ao 25Abril. Eram os mais radicais. Há casos conhecidos, que agora são empresários, testas de ferro de americanos. Ou jornalistas, que nas guerras do golfo revelaram-se descaradamente. Ou profesores universitários, que foram recrutados quando estudavam por lá. Ou ainda umas formiguinhas que andam pelos blogs a provocar. Serão pagos ao blog?
Marlon

Anónimo disse...

... andam pelos blogs a provocar. Serão pagos ao blog?...se estás a falar de mim ou de mais algúem também de digo. Terás a mania da perseguição e vives em pânico e paranóia, como os piores paranóicos americanos? Marlon abranda-te, até parece que saíste para a rua e te cagaram-te um pé todo.

Piro Caminha

Anónimo disse...

O andrézénabopiróentreoutros está a pensar acabar com os comentários no bloguinho dele...Parece que não gosta do que lhe dizem por lá !!!! enquanto aqui tem roda livre.
Isto não acaba por ter também qualquer coisa a ver com 1984 ???? parece-me que sim.


Berletas

Anónimo disse...

Merdinhas aparece para nos dares alento, esta luta fraticida no fundo representa a reclamação da tua presença...estamos todos virtualmente dependentes de ti.

Aniki Bóbó

Anónimo disse...

Oh Piróandrebonitozénabo etcetcetcetc

O único comentador paranoico que eu vejo aqui és tu !
Será que o Marlon te acertou nos tomates?
Acho que acertou mesmo.
Eu também á tempos que penso nessa possibilidade porque o teu arrazoado errático não indiCIA outra coisa.

Quanto ao ˜ZMDB˜não faço ideia do que seja mas como sempre acertaste muito ao lado.


dorme bem que enquanto dormes não escreves.

Manel

P.S. ˜não nos fodas a cabeça.˜ ??????
Viste alguém queixar-se ?
Pelos vistos só tu e os teus ãliases˜ tristes

Anónimo disse...

Ó Manel sinceramente não sabes quem é ZMDB? Não sejas mentiroso cara de Pires mal encavado!! Aqui os mentirosos são os gajos que levam no cú e dizem que não gostam!!

Olha Vai mamar na quinta pata de um cavalo.

Porta-te bem e não te importes se não tens amigos ...c´est la vie

Zambaneta

Anónimo disse...

Calma Manel.
Nem tudo o que arde é esquentamento.
Cá para mim estás é com um granda par de cornos suspenso no actual momento.

Marlon Brandão

Anónimo disse...

Desculpem lá mas o Amorim é um amor....está preocupado com os direitos de autor e com os consumidores. Com a liberdade de expressão é que nem por isso, mas desculpem-no que ele não sabe o que pensa
Quanto à Susie Alberi não quererá ser porteira de bloggs? Você tem nível entra, você não tem não entra. Ela controla as entradas com uma grelha de niveis pré fabricada onde se vê quem é ralé e quem não é. Quais são os critérios não interessa. Tu Ralé sai daí...será judeu? preto? gay? parvo? feio?Diz palavrões? Tem Nabo curto? veste-se mal?

Anónimo disse...

Rebolar no chão não é com certeza a melhor maneira de alguém se lavar....
Un estado totalitário verdadeiramente "eficiente" será aquele em que o todo poderoso comité executivo dos chefes políticos e o seu exercito de directores terá o controle de uma população de escravos que será inútil constranger , pois todos eles terão amor à sua servidão. Fazer com que eles a amem, tal será a tarefa atribuída aos estados totalitários de hoje, aos ministérios da propaganda, aos redactores chefes de jornais e aos mestres-escolas....1946

Anónimo disse...

Oh merdinhas,
Só te posso dizer para continuar, porque pelo menos fazes avançar a discussão e não só!

Anónimo disse...

ANACOM ?! Alta Autoridade em quê? É tão ridiculo...pretender acabar com os blogs...terceiro mundo é isso mesmo.

Anónimo disse...

"talk, talk it´s only talk, arguments, agreements, advices, answers, it´s oooooooonly talk, Elephant talk...shitshat, shitshat, smalltalk, talk that trash, it´s ooooooonly talk!! Elephant talk!!!!"

Adrian Bellew

Anónimo disse...

Az elmúlt évben - amikor a „Vigyázz a madárra!” program keretében fokozott kommunikáció zajlott a hazai médiában - sikerült a lakosság és a törvényhozók figyelmét ráirányítani a problémára. Azóta már megszületett hazánkban az első, precedens értékű bírósági ítélet is, amelyben a csaknem 11 ezer védett madár lelövésében és csempészésében résztvevő vadászokat első fokon több év börtönbüntetésre ítélték.
Debrecen Faltoyano

Anónimo disse...

Eu não sei quem é que repondeu anonimamente mas eu, volto a repetir, dou a cara. A minha prestação na vida, é pautar-me pelos bons princípios e bom senso.
A caricatura que faz de mim é no mínimo ignóbil. Não sei se é o detetentor(a) do sítio ou não. Mas se acaso for, digo-lhe esperava bem melhor de si. O que me preocupa são os jovens e a sua formação, por exemplo. E os maus exemplos aos olhos deles, dão maus resultados.


Susie Alberi

Sandra Neves disse...

A isto eu chamo um blogue "saco de boxe"... o que começa em comentários a um post degenera para uma série de ataques... alguns bastante medíocres por sinal.

Mas antes assim, porque aqui vale-vos o anonimato e talvez consigam chegar a casa ao final do dia mais aliviados e sossegados.

Os blogs realmente têm de se manter!!