10 março 2006

Burgas





Ghajar serie's
, Present in the Past
Shadafarin Ghadirian, a fotografia e as mulheres no Irão.

SG - My final project was on women's portraits during the Qajar period [late 18th to early 20th century]. I had spent a lot of time working at the city museum for photography, and I became interested in the history. I became familiar with the techniques of the Qajar period, and I've printed a number of the pictures unto paper. It's a period and a style that I've come to know well.

For the project, I had everything reconstructed, I had a friend who was a painter prepare the backdrop, I borrowed the dresses and made some myself, and so on. I also had the models reenact the poses that you see in the Qajar pictures - back then, photography was still very unusual and intimidating, and I tried to reconstruct the stance that the models would take, which was very different to that of contemporary models.

Until that time, portraits had been forbidden on religious grounds, even paintings. So the impact of photography, once it arrived in Iran, was enormous, it was something radically new - noone had ever seen a portrait before.


A entrevista aqui




Like Everyday s After marriage it was natural that vacuum cleaners and pots and pans found their way into my photographs; a woman with a different look; a woman who, no matter in what part of the world she is living, still has these kinds of apprehensions. At this moment a woman is consigned to a daily repetitive routine. For this reason I named the series Like Every Day. - Shadi Ghadirian.


Hussein Chalayan


Alicia Framis's

15 comentários:

Madame Pirulitos disse...

Estas imagens não serão ainda mais ousadas do que a sátira que já fez correr milhentas páginas de tinta e algumas fortes dores de cabeça?

É engraçado...lembrei-me de Londres. Burcas e meias rosa-choque. Tantos contrastes. Tantas infinitas possibilidades.

E o mesmo tema que no puro: a MULHER

Ando um pouco atrasada. Deixei-te comentários frescos nos posts anteriores.

CS disse...

Bold!
Bela selecção de fotos!

Anónimo disse...

Aquele projecto de arte, o Anti-dog da Alicia Framis é impressionante. Estiva a ver o link com a história do projecto.
Mas grandes Burgas todas elas.


Siegfried

Art&Tal disse...

continuo achar que a culpa é de deus
as ditas já poderiam ter nascido com elas e sem clitoris. pois... de facto nao era muito interessante... pois... nao nao. retiro tudo. pode ser sem ela como o referido. penso eu...

isabel mendes ferreira disse...

f a b u l o s o.


o ohar/escrito/aqui/


beijo

A Minha Sombra disse...

bem ousadas, como alguém disse ali em cima, mas de qualquer forma gostei.
:)

Anónimo disse...

A nova geração de sherazades...
Curiosa essa "aburguesada" revelação do corpo feminino não deixa de mostrar os entraves de países arabes.

Naked Lunch disse...

fantástico. abraço.

Anónimo disse...

Burgas...
Uma nudez politica familiar e socialmente não grata parece expôr menos mesmo quando revela mais.

Anónimo disse...

.
é nestas alturas que eu sinto a necessidade do impossível.
.

A Minha Sombra disse...

De qualquer forma a vida das Mulheres no Irão não deve ser nada fácil... tantas imposições, tantas restrições. Enfim... infelizmente :(

raul alves disse...

Excelente.

Um abraço

M.M. disse...

Aquelas primeiras fotografias são excelentes.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Burgas. Passado e Presente.
Oriente Ocidente. Passado e Presente.

intruso disse...

...segredos cruzados,
linkados

a sociedade e os medos,
as máscaras
(o segredo)

excelente post!
(revisto)